Localizada no fundo do Vale do Rio Pinheiro, em Maquiné, RS, a Cachoeira Porã é um ótimo exemplo de uma queda d'água do tipo cascata, pois a água desliza sobre a rocha em quase toda a sua extensão.
Com 450 m de altura, a Porã é, atualmente, a quarta mais alta queda d'água do Brasil.
Ainda que sua existência já fosse conhecida há muito tempo, a El Dorado teve uma medição feita somente em 2012 - medição esta que precisará ser verificada com equipamentos adequados - em uma expedição ao coração da imensa floresta amazônica.
Esta medição indicou uma altura de 353 m, fazendo dela, na época, a mais alta queda d'água do Brasil.
Com o início das atividades do Projeto Cachoeiras Gigantes, outras cachoeiras ainda mas altas foram descobertas e medidas em outras regiões do Brasil.
A El Dorado é uma das mais caudalosas entre as grandes cachoeiras do Brasil e chegar até ela é uma tarefa extremamente complexa e onerosa, pois ela está localizada na Serra da Tantalita, a cerca de 600 km de Manaus.
O Vale do Quiriri, no interior dos municípios de Joinville e Garuva, SC, é lar de diversas cachoeiras gigantes.
A mais alta delas é a Água Grande, com incríveis 432 m de muita beleza, sendo uma das mais largas entre as maiores cachoeiras do Brasl.
Com pouco volume de água nas épocas mais secas, a Água Grande se transforma em uma torrente caudalosa no período chuvoso, sendo visível a quilômetros de distância.
A Cachoeira da Fumaça ostentou, por muito tempo, o título de mais alta queda d'água do Brasil, perdendo o posto para a El Dorado em 2012 e, posteriormente, para outras cachoeiras.
O que a Fumaça nunca perdeu, entretando, foi a beleza indescritível de sua imensa queda livre.
Há certa polêmica sobre sua real altura, sendo 340 m o resultado da única medição conhecida. Contudo, há quem afirme que a altura é de 380 m e, também, 385 m. Esta dúvida será sanada em breve, com ida de nossa equipe até a Chapada Diamantina para fazer a medição desta maravilha da natureza.